JABOATÃO, Centro de Formação Profissional Dom Bosco – Oratório | Encontro com as Famílias
JABOATÃO, Centro de Formação Profissional Dom Bosco – Oratório | Encontro com as Famílias
27 de junho de 2018 Por suporteNo dia 20 de junho de 2018, aconteceu o Encontro com as famílias, realizado no Centro de Formação Profissional Dom Bosco – Jaboatão, acolhendo os pais e responsáveis pelos jovens atendidos no projeto AdministrAção, Cultura, Cidadania e Paz, no curso de Assistente Administrativo. A aproximação e compartilhamento com as famílias fazem parte dos objetivos do projeto e do jeito salesiano de educar.
A programação do encontro contou, num primeiro momento, com o “bom dia” e “boa tarde”, a reflexão da palavra de Deus e a oração do Pai nosso. Em seguida, a coordenadora pedagógica, Srª Fernanda Santana, apresentou o projeto e os resultados alcançados até então e as expectativas futuras.
No segundo momento, realizou-se a oficina “fazendo juntos”, conduzida pelo coordenador administrativo, Sr. Valdecir Urbano, e pela educadora, Vanessa Mendes, onde foi explanado a respeito dos 3R’s (Reduzir, Reciclar e Reutilizar) e, jovens e pais, desfrutaram juntos de um momento de jardinagem reutilizando caixas de suco vazias, oriundas do lanche consumido por eles mesmos durantes as aulas, como vasos para plantar mudas. O objetivo foi, além de proporcionar conhecimento do tema, refletir sobre a importância de pais e filhos passarem mais tempo juntos, compartilhando experiências e interagindo entre si. Os filhos são como as plantas, embelezam e alegram o viver, mas precisam de cuidado e acompanhamento constante para crescerem vistosas e darem bons frutos. Cada palavra de incentivo dita é para o jovem o que um raio de sol é para a planta, e a formação humana e profissional adquirida durante a passagem no oratório é como adubo para seu crescimento. Todos puderam levar para casa seus vasos, uma lembrança cheia de significado.
O último momento do encontro, após o lanche, foi uma roda de conversa entre os pais e responsáveis e a assistente social, Bárbara Cabral. Foram discutidos temas pertinentes à educação de adolescentes e jovens nos dias atuais, a importância de reforçar vínculos e estabelecer um relacionamento de confiança mútua, aberto ao diálogo, com pais presentes na vida dos filhos. Foram passadas algumas observações a respeito da dinâmica do curso, a fim de otimizar o processo de inserção e firmou-se uma parceria entre família e instituição em prol do bem-estar dos jovens atendidos.
Um elo de mãos encerrou o encontro, simbolizando o momento vivido e o futuro esperado, família e instituição juntas de “mãos dadas” na formação de “bons cristãos e honestos cidadãos”, como nos diz Dom Bosco.
Por Vanessa Mendes