Projeto promove primeira Feira de Línguas em Areia Branca-RN
Projeto promove primeira Feira de Línguas em Areia Branca-RN
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 22 de dezembro de 2023 Por Carlos JúniorO Centro Juvenil Dom Bosco, em Areia Branca-RN, abriu suas portas para a comunidade participar de mais uma atividade realizada nesta quinta-feira (21). A instituição sediou a primeira Feira de Línguas, voltada para a difusão e valorização do espanhol e do inglês como idiomas importantes para estudos e negócios.
A iniciativa partiu das turmas dos cursos de idiomas cuja oferta foi iniciada em janeiro deste ano por meio do projeto “Construindo o futuro através da Educação”, uma realização do programa Criança Esperança/UNESCO com execução local através das Obras Sociais Dom Bosco (OSDB).
Durante o evento as turmas prepararam um material didático e expositivo para apresentar aos visitantes questões ligadas aos idiomas. Entre os itens expostos pelas turmas estavam principalmente as curiosidades, dicas culturais e técnicas de aprendizado de idiomas.
Entre as atividades da feira os estudantes dos cursos realizaram exposições e ministraram oficinas e palestras voltadas não apenas no ensino da língua, gramática e escrita, mas contextualizar a comunidade para a importância dos idiomas no contexto atual de estudos ou negócios.
De acordo com a professora Maria Clenda, do curso de língua espanhola, o empenho dos estudantes foi fundamental para a construção da autonomia e especialmente para o sucesso da exposição. “Tudo foi pensado e elaborado por nossos alunos, partindo do planejamento feito em sala de aula, a confecção dos cartazes e da aula, até a apresentação. Estou muito orgulhosa do que elaboramos e realizamos”, destacou.
A feira de línguas promoveu também a integração entre os estudantes, crianças e adolescentes atendidas no Oratório Dom Bosco e comunidade em geral. Para o professor de inglês, Lucas Bernardo “a feira emerge como uma maneira de demonstrar o uso da língua por parte dos alunos e demonstrar maneiras de repassar um pouco daquilo que eles aprenderam ao longo do curso.”, explica.